top of page

“O terapeuta cuida para que a natureza cure”

ROBERTO CREMA

A cultura do cuidado está presente no meu servir desde os primeiros atendimentos como psicóloga, há 23 anos. Compreendo que ser profissional de saúde é, antes de tudo, ser um agente ativo do cuidado e da dignidade de uma pessoa. Assim pautei cada passo trilhado no meu caminho de atuação.

No primeiro dia de aula da pós graduação em Cuidados Paliativos, na Casa do Cuidar, escolhi a palavra “destemida” para me apresentar. Era como eu me percebia, por escolher estudar algo que não fazia parte diretamente da minha atuação profissional. Mas já fazia e eu não percebia.

 

Por meu consultório já passaram pessoas com câncer, enlutadas, e naquele período, atendia pacientes da Covid, uma doença ameaçadora da vida e apoiava seus familiares. Especializar-me nesse área do cuidado era o óbvio diante da realidade que se abria naquele momento.

A pós graduação foi um portal. Co-criei o projeto mais lindo da minha vida: o Abrigo Humano, que apoiou voluntariamente pessoas do Brasil inteiro que viviam o dilema da COVID-19. Ingressei como docente da Casa do Cuidar, criado pela médica Ana Claudia Quintana Arantes, lugar que ensina cuidados paliativos sustentados pela compaixão, e logo após, como psicóloga voluntária da Casa Paliativa. Vivo, desde então, esse caminho precioso de cuidado compassivo, que preza pela dignidade da vida até o último respirar.

Era inevitável deixar fluir a expansão desse movimento de cuidado. Assim, nasce a CLÍNICA CONVIVÊNCIAS, um lugar de cuidado emocional para pessoas que vivenciam doença ameaçadora da vida, e também, familiares e cuidadores que vivem essa realidade.

Não chego aqui sozinha. Esse Espaço nasce com mais duas guardiãs, além de mim e da minha sócia Jessica Ribeiro. Tenho a honra e a alegria de ter comigo psicólogas Paliativistas Tatiane Trevisan e Elda Mirelli, tornando esse lugar um ambiente rico em cuidado, acolhimento, conhecimento e dignidade.

 

Pode chegar.

Flávia Vieira

O que move nossa escolha por ser Espaço?

Acreditamos que toda pessoa merece ter seu sofrimento emocional cuidado com respeito e dignidade, em qualquer contexto de sua vida.

Equipe

flaviavieira2_edited_edited.jpg

Flávia Vieira
GUARDIÃ DO ESPAÇO

"Sou Flávia, uma pessoa engajada no fortalecimento da cultura do cuidado, da dignidade humana, e contribuo profissionalmente através da Psicologia. Cultivo a escuta compassiva como meio de conexão e promoção de saúde emocional. Gosto do amanhecer, da natureza, tenho a meditação e a dança como formas de autoconexão e autocuidado. Descobri nos estudos sobre a finitude, uma grande fonte de conhecimento sobre como podemos tornar a vida uma experiência consciente de plenitude e autorrealização."

Flávia Vieira é Psicóloga e psicoterapeuta; Especialista em gestão do potencial humano nas organizações; Especialista em Cuidados Paliativos; e Formada em Psicologia Hospitalar. Professora certificada em Eneagrama pela The Narrative Enneagram, de Helen Palmer e David Daniels, acreditada pela IEA Brasil. Facilitadora de Comunicação Não Violenta e Escuta Compassiva. É co-fundadora do projeto voluntário Abrigo Humano. Docente da Instituição de Ensino em Cuidados Paliativos Casa do Cuidar, atuando também como uma das coordenadoras dos cursos de Psicologia Paliativa e Sentinelas - Guardiões do Fim da Vida.

Conheça o LinkedIn da Flávia

Elda Mirelli
GUARDIÃ DO NÚCLEO CLÍNICO

"Sou a Elda, apaixonada por histórias de vida e meu propósito enquanto psicóloga é estar presente e conectada as pessoas de forma acolhedora e integrativa. Atuo como psicoterapeuta, valorizo uma escuta ativa e um olhar para o Ser. Gosto de gente, da vida, de estar na natureza, sou praticante de caminhadas longas (peregrinações) descobri nessas jornadas uma excelente fonte de autoconhecimento e conexão com a essência. Acredito que é possível ter saúde mental e mais bem estar quando compreedemos melhor nossos processos emocionais/cognitivos e aprendemos a lidar com eles. E a psicoterapia é um dos caminhos para isso!"

Elda Mirelli é Psicóloga e Psicoterapeuta; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Formada em Psicologia em Cuidados Paliativos; e Formada em Sentinelas - Guardiões do fim da vida.

Conheça o LinkedIn da Elda

thumbnail_IMG_6861_edited.jpg
thumbnail_20221117_164431_edited_edited.

Tatiane Trevisan
GUARDIÃ DO NÚCLEO EDUCAÇÃO

"Eu sou a Tatiane e eu gosto de viajar para viver momentos e construir memórias afetivas. Do mesmo tamanho, eu também gosto de estar só e viajar para meu mundo interno, para conhecer lugares novos dentro de mim. Sou intuitiva e tenho sensibilidade para ouvir e entender os sentimentos das pessoas ao meu redor. A psicologia é o caminho pelo qual eu posso tocar com cuidado e respeito no que há de mais sagrado no outro: suas dores e temores. Me dedico a estudar e trabalhar com adoecimentos graves, e com temas como a finitude. Porém, compreendi que ao olhar para a morte e o morrer, na verdade, estou cuidando mesmo é da vida. Meu propósito está em me empenhar para que as pessoas que chegam até mim, possam gozar de uma vida bem vivida até o fim."

Tatiane Trevisan é Psicóloga e Psicoterapeuta; Formada em Comunicação Compassiva; Formada em Sentinelas - Guardiões do fim da vida; Formada em Intervenção em Sofrimentos Extremos; e Capacitada em plantão psicológico e escuta de crise.

Conheça o LinkedIn da Tatianne

Tatiane Portela
PSICÓLOGA CLÍNICA

"Sou Tatiane, gosto de cultivar afetos, de nutrir minha alma através de encontros que a vida me apresenta. Por compreender que é no encontro com o outro que a gente se faz e se refaz, fiz da Psicologia uma ponte possível para que este encontro esteja a serviço do cuidado, da compaixão e do acolhimento de quem precisa. Tenho aprendido que a vida é movimento e que nela cabe tudo, inclusive, o que não desejamos e o que, muitas vezes, não estamos preparados para vivermos sozinhos. Por isso, tenho me preparado para ser companhia, guardiã da luz de quem vive momentos sagrados de finitude, de saudade e de ressignificação de sua própria história. Acredito que quando temos consciência da brevidade da vida e cuidamos dela com respeito e dignidade, podemos despertar a sabedoria para melhor vivê-la, não importando em que momento ela esteja."

Tatiane é psicóloga clínica, Especialista em Cuidados Paliativos. Formada em Sentinelas - Guardiões do fim da vida. É pós graduanda em Logoterapia e Análise Existencial; Possui cursos em Meditação Compassiva Logoterapia, atuando diante de perdas e lutos.

PHOTO-2022-03-29-21-56-33_edited.jpg
bottom of page