Os seis mantras da fala amorosa
No livro “A arte de se comunicar”, Thich Nhat Hanh nos inspira com seis mantras da fala amorosa, para apoiar a escuta compassiva.
Eu estou aqui para você: uma forma simples e amorosa de comunicar que está doando sua presença, o que você tem de mais precioso, para a pessoa que recebe sua escuta. Você está ali pra ela e isso já é muito importante.
Eu sei que você está aqui e eu estou muito feliz: Use esse mantra somente após praticar o primeiro, pois é uma confirmação de que você realmente vê a pessoa que você escuta. Está afirmando que a presença dela é valiosa e importante pra você.
Eu sei que você está sofrendo e é por isso que estou aqui com você: Use esse mantra quando souber que a pessoa está sofrendo. Afirmar que vê o sofrimento de quem você escuta e doa sua presença já é bálsamo para quem sofre e chega como um grande alívio. Não ter nosso sofrimento visto por alguém gera solidão e potencializa a dor.
Eu estou sofrendo e quero que você saiba: Por favor, ajude-me. Esse mantra é um bom exercício para quando o orgulho não nos permite pedir ajuda. Conseguir expressar que precisamos de apoio já proporciona alívio, minimiza o orgulho que nos mantém na solidão e nos movimenta a congregar com quem amamos e confiamos receber cuidado.
Este é um momento feliz: Diga esse mantra quando estiver com alguém que gosta. Mesmo em uma conversa sobre algo doloroso, lembrar que temos alguém disponível pra nós é um alivio para o coração aflito.
Você está parcialmente certo: Um ótimo exercício de autodesenvolvimento. Ao recebermos um elogio, lembramos que também temos desafios internos. Ao recebermos uma crítica, não esquecemos que também possuímos dádivas. Esse mantra lembra a totalidade que nos faz humanos: sombra e luz.
Aproveite esses preciosos mantras e enriqueça sua capacidade de escutar com compaixão.
Comments