top of page

Os seis mantras da fala amorosa


Os seis mantras da fala amorosa

No livro “A arte de se comunicar”, Thich Nhat Hanh nos inspira com seis mantras da fala amorosa, para apoiar a escuta compassiva.


Eu estou aqui para você: uma forma simples e amorosa de comunicar que está doando sua presença, o que você tem de mais precioso, para a pessoa que recebe sua escuta. Você está ali pra ela e isso já é muito importante.


Eu sei que você está aqui e eu estou muito feliz: Use esse mantra somente após praticar o primeiro, pois é uma confirmação de que você realmente vê a pessoa que você escuta. Está afirmando que a presença dela é valiosa e importante pra você.


Eu sei que você está sofrendo e é por isso que estou aqui com você: Use esse mantra quando souber que a pessoa está sofrendo. Afirmar que vê o sofrimento de quem você escuta e doa sua presença já é bálsamo para quem sofre e chega como um grande alívio. Não ter nosso sofrimento visto por alguém gera solidão e potencializa a dor.


Eu estou sofrendo e quero que você saiba: Por favor, ajude-me. Esse mantra é um bom exercício para quando o orgulho não nos permite pedir ajuda. Conseguir expressar que precisamos de apoio já proporciona alívio, minimiza o orgulho que nos mantém na solidão e nos movimenta a congregar com quem amamos e confiamos receber cuidado.


Este é um momento feliz: Diga esse mantra quando estiver com alguém que gosta. Mesmo em uma conversa sobre algo doloroso, lembrar que temos alguém disponível pra nós é um alivio para o coração aflito.


Você está parcialmente certo: Um ótimo exercício de autodesenvolvimento. Ao recebermos um elogio, lembramos que também temos desafios internos. Ao recebermos uma crítica, não esquecemos que também possuímos dádivas. Esse mantra lembra a totalidade que nos faz humanos: sombra e luz.


Aproveite esses preciosos mantras e enriqueça sua capacidade de escutar com compaixão.

Texto: Flávia Vieira


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page