top of page

O que é luto não reconhecido?



O que é luto não reconhecido?


O luto não reconhecido refere-se a um tipo de dor emocional que não é adequadamente legitimada ou validada pela sociedade )amigos, familiares, colegas de trabalho) ou até mesmo pela própria pessoa que está passando pelo processo de luto.


Essa situação pode ocorrer quando a perda experimentada não é considerada digna de luto ou não recebe a atenção e apoio necessário para lidar com a dor emocional associada a ela.


Por exemplo: a perda de um animal de estimação, um aborto, a perda de um emprego ou o falecimento de paciente. No caso de profissionais de saúde, são dores muitas vezes minimizadas ou ignoradas pelos outros, o que pode potencializar a sensação de solidão e incompreensão.


A falta de reconhecimento do luto pode comprometer o processo de autocuidado emocional, quando alguém não recebe o apoio e a validação necessários neste momento tão sensível , complexo e delicado.

A negação de um luto pode prolongar o processo de aceitação da perda e consequentemente cuidado. É fundamental que a pessoa enlutada tenha espaço para expressar suas emoções, compartilhar suas dores, receber apoio emocional e suporte especializado (quando necessário), essenciais para o relacionamento com essa nova realidade de vida.


Comments


bottom of page