top of page

De qual desap(ego) você precisa para ser mais feliz?




De qual desap(ego) você precisa para ser mais feliz?


Quando vivenciamos o trabalho interior, entendemos que nosso perfil de personalidade possui necessidades centrais, as quais chamamos de "necessidades do ego" e inconsistentemente, trabalhamos arduamente pra atendê-las.


Atender essas necessidades é sofrido.

Buscar ser correta; estrar sempre a serviço do outro; estar sempre com alguma meta a atingir; ter que ser sempre especial em tudo que faz; estudar intensamente para acumular conhecimento; desconfiar de tudo antes de decidir por algo; se sentir exigida a viver o máximo de experiencias; ter controle de tudo ou renunciar suas próprias necessidades em nome da paz.


Como pano de fundo, emoções fundamentais sustentam a crença da necessidade. Mas seja qual for o sentimento a sustentar, todo excesso gera sofrimento.


E ficarmos ali, fixadas a repetir padões de comportamento, sem percebermos a pouco autonomia para tomar decisões conscientes e realizadoras.


A boa notícia é que podemos sair desse sofrimento constante, se observarmos que, para ter uma vida mais consciente, será necessário renunciar a esses apegos egoico, que sabota nossa vida, nossos objetivos e escolhas.


Desapegar das necessidades do ego gera sofrimento, mas também gera crescimento. Nesses processos, vamos buscando ampliar a consciência de nossas reais necessidades, que nos levará consequentemente, a menos necessidade do lugar de "vitima", mais fortalecimento interno para desapegar de mágoas, rancores,ressentimentos e liberar perdão para si e para os outros.


É resgatar a empatia e a compaixão e colocá-las como meios de acolhermos a luz e a sombra que nos habita

É o trabalho interior a serviço da vida, que nos permitirá viver com mais autonomia em nossas decisões e escolhas, diminuindo as barreiras que nos distanciam de uma vida mais leve e feliz.

Commenti


bottom of page